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ARTIGO

ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO APLICADA NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE


Resumo
Neste trabalho realizou-se a análise dos dados de uma atividade de investigação de nível três de abertura a qual demanda um elevado grau de autonomia dos alunos, aplicada no ano de 2022 no em uma Instituição da rede Federal de Ensino. A atividade desenvolvida teve como objetivo estimular a argumentação científica, o pensamento crítico e a escrita científica dos estudantes. A partir dos conceitos envolvidos na Introdução à Mecânica dos Fluidos. Com o estímulo à escrita espera-se o aumento da complexidade da argumentação, o que é, de extrema relevância dentro da sociedade visto que,favorece a criticidade do que se é vivenciado além das salas de aula. Durante o estudo foram aplicadas quatro questões norteadoras sobre Introdução à Mecânica dos Fluidos a uma turma de vinte (20) alunos. Como suporte para o aprendizado, a prática contou com o uso de simuladores, que favorecem o protagonismo e a colaboratividade entre os estudantes. Durante o desenvolvimento da atividade os estudantes produziram relatórios. Para avaliar a qualidade dos argumentos desenvolvidos pelos alunos, utilizou-se o Padrão Argumentativo de Toulmin (TAP). Na análise dos resultados, observou-se que a atividade proposta se qualificou como uma abordagem que promoveu a escrita e a argumentação científica.
Código 5119
Evento COBENGE24
Área 07. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 07.4. Capacitação docente
Autores ADRIANA ELAINE DA COSTA SACCHETTO,Estela Claudia Ferretti,Iasmim Barboza Marques da Silva,Ana Carolina dos Santos Batista
Palavras-chaves Alfabetização científica. Argumentação. Prática pedagógica. Ensino Aprendizagem. Simuladores.
Arquivo 5119.pdf
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