ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A GERAÃ?Ã?O EÃ?LICA NO ENSINO LÃ?DICO DA FÃ?SICA


Resumo
O ensino tradicional de Física apresenta algumas dificuldades que dificultam a sua compreensão. O ensino lúdico surge como alternativa para despertar o interesse dos estudantes, ajudando a melhorar o aproveitamento das aulas através de atividades dinâmicas. Por conta disso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina (IEE) se uniram em uma colaboração, que tem como objetivo usar a Eletrônica como uma ferramenta motivadora e facilitadora do estudo de Física para os estudantes do Ensino Médio do IEE. Este relato retrata a criação de um protótipo de gerador eólico de pequeno porte e baixo custo, desenvolvido para o estudo de geração e de eficiência energética. Mostra-se como o protótipo foi desenvolvido e os benefícios obtidos através de seu uso como ferramenta para o ensino de física junto aos estudantes do ensino médio do IEE.
Código 5129
Evento COBENGE24
Área 09. Programas Especiais
Subárea 09.4. Monitorias
Autores Mauro Tavares Peraça,Alexandre Leizor Szczupak,Leonardo Gabriel Muraro Beche,Daniel Lohmann,Anderson Alves,Laura Martin da Silva Werneck,PAULO ROBERTO DE MOURA,Leonardo Marcal Oda Vicente,Maria Claudia de Almeida Castro,Andre Luis Dalcastagne
Palavras-chaves física, eletrônica, ensino lúdico
Arquivo 5129.pdf
Voltar