ANÁLISE DA PERCEPÇÃO ACADÊMICA SOBRE UMA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULOResumo Atualmente, a discussão sobre a importância dos cursos de Pré-Cálculo na preparação dos alunos, para o estudo das disciplinas de Cálculo, tem aumentado, sobretudo, em cursos de ciências exatas. Apesar dos cursos de Pré-Cálculo, cujo intuito é revisar conteúdos de matemática do Ensino Fundamental e Médio, terem demonstrado resultados satisfatórios, ainda existem muitos desafios a serem solucionados, como por exemplo, a alta taxa de evasão nesses cursos de graduação. Na reformulação curricular dos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul, UFSM-CS, foi implementada uma disciplina obrigatória de pré-requisito para o Cálculo 1, denominada Fundamentos de Cálculo. Essa disciplina tem como objetivo fornecer suporte pedagógico para amenizar as dificuldades dos conteúdos matemáticos do ensino básico e também combater os altos índices de reprovações e evasões nos primeiros semestres. Nesse trabalho, as percepções dos discentes sobre a disciplina de Fundamentos de Cálculo e seus desempenhos na disciplina de Cálculo 1, cursada no semestre seguinte, serão apresentadas. |
Código | 5142 |
Evento | COBENGE24 |
---|---|
Área | 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia |
Subárea | 08.1. Instrumentos e processos de avaliação |
Autores | Deise Maria Cirolini Milbradt,Ana Luisa Soubhia,Camila Becker Picoloto |
Palavras-chaves | Matemática, Pré-Cálculo, Cálculo, evasão, aprendizagem. |
Arquivo | 5142.pdf |