ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ACESSIBILIDADE NA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFPA


Resumo
Avalia-se que a inclusão de pessoas com deficiência física no ensino superior ainda se encontra distante da realidade vista como ideal, o preparo do ambiente, a dificuldade de locomoção e a falta de atenção a este assunto configuram-se como empecilho à adaptação à experiência acadêmica. A ideia de se realizar uma pesquisa a respeito da inclusão surgiu em decorrência destes fatores que dificultam a democratização do ensino. Nesse contexto, o presente artigo visa avaliar a estrutura do ambiente da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA (Universidade Federal do Pará) para acomodar alunos cadeirantes e com mobilidade reduzida, verificando se o espaço acadêmico está de acordo com as normas vigentes. Para isso, foram apresentados mapas e figuras que ilustram os ambientes destinados aos alunos. Destacam-se as adaptações realizadas para garantir acessibilidade, como rampas, elevadores e banheiros adaptados. Além disso, aborda a importância de políticas inclusivas e sensibilização da comunidade acadêmica para promover um ambiente acolhedor e igualitário.
Código 5150
Evento COBENGE24
Área 09. Programas Especiais
Subárea 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)
Autores Roberto Tetsuo Fujiyama,MARIA DE FATIMA MENDES LEAL,Amanda Lucena de Medeiros,Rafael Vilhena Soares,Roberto Yuri Costa Dias
Palavras-chaves acessibilidade, estudantes, engenharia
Arquivo 5150.pdf
Voltar