ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICAÇÃO DE PBL PARA ALUNOS INGRESSANTES: ESTRATÉGIAS DE ROTEIRIZAÇÃO DE VIATURAS PARA MITIGAR FURTOS DE FIOS DE COBRE EM BELO HORIZONTE


Resumo
O presente artigo aborda a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia para enfrentar desafios reais e relevantes. Focado nos furtos de fios de cobre, um problema crescente em Belo Horizonte que impacta a infraestrutura urbana, o estudo propôs aos alunos do primeiro período o desenvolvimento de estratégias de roteirização de viaturas policiais para mitigar esses crimes. Utilizando dados históricos cedidos pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e técnicas como a análise de mapas de calor e algoritmos de otimização, os alunos aplicaram o método heurístico do k-vizinho mais próximo para criar rotas eficientes de patrulhamento. O trabalho interdisciplinar envolveu disciplinas como Pensamento Computacional, Programação Estruturada, Business Labs e Cálculo, capacitando os alunos a resolver problemas complexos e desenvolver habilidades essenciais como pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas. Os resultados indicaram que a aplicação do PBL foi eficaz, não apenas na criação de rotas otimizadas para as viaturas, mas também no engajamento dos alunos com uma metodologia ativa de aprendizado, promovendo uma compreensão mais profunda dos conteúdos acadêmicos e a integração de conhecimentos teóricos e práticos. As conclusões ressaltam a importância das metodologias ativas e do uso de ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de estratégias de segurança pública.
Código 5338
Evento COBENGE24
Área 07. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 07.5. Avaliação docente
Autores Clarissa Ana Zambiasi,Luiz Carlos Day Gama,CAMILA MARQUES ZYNGIER,Gisele Tessari Santos,Pedro Henrique Calais Guerra,Christiano Alves Farias,Sabrina Moreira de Oliveira
Palavras-chaves Análise de Dados, Segurança Urbana, Integração Interdisciplinar, Aprendizagem Ativa
Arquivo 5338.pdf
Voltar