ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFSCar FACE ÀS NOVAS DCN BRASILEIRASResumo Para promover a modernização do ensino de engenharia no Brasil, em 2019, foram atualizadas as Diretrizes Curriculares de Engenharia, trazendo diversos avanços em relação à flexibilidade, metodologias de ensino, competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, além de diretrizes para os Projetos Pedagógicos dos Cursos. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar o projeto pedagógico do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos, e compreender as mudanças implementadas no curso e o impacto das novas Diretrizes Curriculares na concepção do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa documental realizada paralelamente à análise de conteúdo dos principais temas e características do Projeto Pedagógico do Curso. Assim, os resultados demonstram um alinhamento significativo das ações e objetivos do curso com as recomendações das diretrizes curriculares, evidenciando um sólido caráter integrador e interdisciplinar. |
Código | 5349 |
Evento | COBENGE24 |
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Área | 07. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 07.2. Iniciativas de internacionalização |
Autores | Sheyla Mara Baptista Serra,Felipe Felix Silveira dos Santos |
Palavras-chaves | Projeto Pedagógico de Curso. Diretrizes Curriculares Nacionais. Ensino de engenharia. |
Arquivo | 5349.pdf |