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ANÁLISE DISCENTE DO MÉTODO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE TEORIA DAS ESTRUTURAS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL


Resumo
A construção civil é um setor vital para a economia do Brasil, sendo responsável por parte dos empregos formais registrados no país. Com o rápido avanço do setor e a crescente demanda por diversos tipos de edificações, surgem desafios substanciais para os engenheiros, que devem assegurar construções seguras e econômicas. A disciplina de Teoria das Estruturas, presente nos cursos de Engenharia Civil, tem um papel fundamental na formação dos futuros engenheiros, fornecendo os conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para o dimensionamento estrutural. Este estudo qualitativo, conduzido com alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), examina a percepção dos estudantes sobre o processo pedagógico da disciplina, com ênfase na integração entre teoria e prática. Os resultados revelam uma insatisfação considerável com a abordagem prática da disciplina, apontando para a necessidade de um maior equilíbrio entre teoria e prática no ensino. Conclui-se que a atualização dos métodos pedagógicos é essencial para preparar os alunos de maneira adequada para o mercado de trabalho, mantendo sempre a qualidade que o ensino teórico oferece nas instituições públicas.
Código 5359
Evento COBENGE24
Área 07. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 07.4. Capacitação docente
Autores MONAIRA CRISTIANE ALCIDES DA COSTA,Isabelle Vitória Oliveira Melo,José Michael Nunes Pereira
Palavras-chaves construção, estruturas, teoria, prática, ensino.
Arquivo 5359.pdf
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