A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM CURSOS DE ENGENHARIAResumo Este estudo explora o papel da monitoria como uma ferramenta estratégica no ensino superior, com foco em sua aplicação em cursos de engenharia do primeiro ano em uma instituição privada no sul do Brasil. A tutoria entre pares aprimora o aprendizado colaborativo, fornece suporte acadêmico e cria um ambiente acolhedor para alunos em transição para o ensino superior. Um estudo de caso longitudinal do programa de monitoria P74 (2015–2023) demonstrou seu impacto positivo no desempenho acadêmico, retenção e desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. A pesquisa destaca a integração da monitoria com aulas teóricas e práticas, mostrando seu potencial como uma metodologia de ensino complementar para promover uma comunidade educacional inclusiva e solidária. |
| Código | 6001 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 08. Programas Especiais |
| Subárea | 08. Programas Especiais |
| Autores | DALTON ALEXANDRE KAI,LEONARDO CAVALHEIRO MARTINEZ,GUILHERME BRITTES BENITEZ |
| Palavras-chaves | Tutoria entre pares,Aprendizagem colaborativa,Educação em engenharia,Suporte acadêmico,Monitoria,Aprendizagem Colaborativa |
| Arquivo | 4DM4.pdf |