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ANÁLISE DA DIMENSÃO CURIOSIDADE NOS CURRÍCULOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL NOS CURSOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E MATEMÁTICA


Resumo
Este estudo apresenta uma análise teórica sobre o papel da curiosidade nos currículos dos cursos de graduação em Ciências, Tecnologia e Matemática das universidades públicas brasileiras credenciados pelo Ministério da Educação. Por meio de um banco de dados com informações sobre a estrutura curricular e a oferta de disciplinas, a pesquisa examina em que medida esses cursos promovem a formação de profissionais inovadores. Foram realizadas análises comparativas entre diferentes estados e disciplinas acadêmicas. Para atingir esse objetivo, foram coletados e analisados os projetos pedagógicos de cursos relacionados à Ciências, Tecnologia e Matemática. Com base nos resultados, cada estado e curso foi classificado de acordo com seu grau de inovação, e essas classificações foram comparadas com sistemas alternativos de classificação baseados em diferentes critérios. Os resultados indicam que a dimensão da curiosidade está presente de forma implícita em 70% dos currículos pedagógicos analisados
Código 6002
Evento COBENGE25
Área 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
Subárea 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais
Autores JúLIO FRANCISCO BLUMETTI FACó,LUíS HENRIQUE RODRIGUES,RICARDO REOLON JORGE,TECNOLOGIA,MATEMÁTICA
Palavras-chaves Inovação. STEM. Curiosidade. Universidade Federal
Arquivo 4DM6.pdf
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