A PERSPECTIVA SOCIOTÉCNICA DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA PRECONIZADA PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E SUA ARTICULAÇÃO COM O CURRÍCULO E AS PRÁTICAS EDUCATIVASResumo Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação em engenharia apontam para uma perspectiva de integração entre as questões técnicas e sociais da profissão, o presente trabalho discute de que forma essa perspectiva sociotécnica se articula com o currículo e as práticas educativas. Considerando uma abordagem qualitativa, os dados foram construídos por meio da análise das matrizes curriculares e, principalmente, por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte e nove professores de cinco cursos de engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul. As análises decorrentes foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a falta de integração entre os diferentes domínios do currículo é um elemento que tende a fazer com que os professores engenheiros se desobriguem da construção de conhecimentos que extrapolem o estritamente técnico da profissão. Nesse sentido, a proposta é que as relações sociotécnicas dos problemas e das solu |
| Código | 6003 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente |
| Subárea | 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente |
| Autores | LEANDRO BORDIN |
| Palavras-chaves | Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Educação Tecnológica; Formação crítico-social.,Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Educação Tecnológica, Formação Crítico-Social. |
| Arquivo | 4DMA.pdf |