APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA COMPREENSÃO DE QUESTÕES AMBIENTAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ENGENHARIA QUÍMICAResumo As DCNs das Engenharias de 2019 citam que o curso Engenharia deve proporcionar aos seus egressos competências gerais, como: `formular e conceber soluções desejáveis de engenharia`; `analisar sistemas, produtos, componentes ou processos`; `comunicar-se eficazmente` nas diversas formas; `trabalhar e liderar equipes`; `aprender de forma autônoma e lidar com situações complexas atualizando-se em relação aos avanços da ciência, tecnologia e da inovação`. Neste contexto, em um componente curricular do 10º período de um Curso de Engenharia Química, utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Problemas para compreender problemas ambientais e propor soluções do ponto de vista dessa Engenharia. A turma foi dividida em 6 equipes com 4 participantes e foram apresentados a assuntos atuais e relevantes: Microplásticos, Resíduos Eletrônicos e à Poluição Atmosférica. Os estudantes avaliaram que a metodologia aplicada foi adequada e geraram 6 artigos, dos quais 1 já foi publicado e 2 serão submetidos. |
| Código | 6005 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | CLAIRON LIMA PINHEIRO |
| Palavras-chaves | Aprendizagem Baseada em Problemas,Engenharia Química,Questões Ambientais |
| Arquivo | 4DMC.pdf |