ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA COMPREENSÃO DE QUESTÕES AMBIENTAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ENGENHARIA QUÍMICA


Resumo
As DCNs das Engenharias de 2019 citam que o curso Engenharia deve proporcionar aos seus egressos competências gerais, como: `formular e conceber soluções desejáveis de engenharia`; `analisar sistemas, produtos, componentes ou processos`; `comunicar-se eficazmente` nas diversas formas; `trabalhar e liderar equipes`; `aprender de forma autônoma e lidar com situações complexas atualizando-se em relação aos avanços da ciência, tecnologia e da inovação`. Neste contexto, em um componente curricular do 10º período de um Curso de Engenharia Química, utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Problemas para compreender problemas ambientais e propor soluções do ponto de vista dessa Engenharia. A turma foi dividida em 6 equipes com 4 participantes e foram apresentados a assuntos atuais e relevantes: Microplásticos, Resíduos Eletrônicos e à Poluição Atmosférica. Os estudantes avaliaram que a metodologia aplicada foi adequada e geraram 6 artigos, dos quais 1 já foi publicado e 2 serão submetidos.
Código 6005
Evento COBENGE25
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Autores CLAIRON LIMA PINHEIRO
Palavras-chaves Aprendizagem Baseada em Problemas,Engenharia Química,Questões Ambientais
Arquivo 4DMC.pdf
Voltar