ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A aplicação do método do JigSaw para a modernização da disciplina de Gestão de Recursos Hídricos na Engenharia da Escola Politécnica da UFRJ


Resumo
A necessidade de modernização do ensino na engenharia, com a adoção de metodologias ativas que promovam engajamento discente e desenvolvimento de competências profissionais, motivou a aplicação do método Jigsaw na disciplina de Gestão de Recursos Hídricos para os cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ em 2024, visando substituir abordagens tradicionais por estratégias pedagógicas focadas no crescimento dos alunos. O trabalho teve como objetivo avaliar a implementação do método no desenvolvimento de competências profissionais e na aprendizagem colaborativa, sendo bem avaliada pelos estudantes, que demonstraram engajamento entre si e no processo de aprendizagem. A experiência permitiu concluir que a metodologia apresenta potencial para o ensino em engenharia, sugerindo-se a inclusão de uma etapa adicional específica para elaboração de propostas práticas, no intuito de estimular o desenvolvimento de habilidades de proposição de soluções para problemas.
Código 6019
Evento COBENGE25
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Autores ANANDA DA SILVA KNOEDT,HELOíSA TEIXEIRA FIRMO,MATHEUS MARTINS SOUSA
Palavras-chaves método JigSaw, metodologias de aprendizagem colaborativa, gestão de recursos hídricos, educação em engenharia
Arquivo 4DMZ.pdf
Voltar