A aplicação do método do JigSaw para a modernização da disciplina de Gestão de Recursos Hídricos na Engenharia da Escola Politécnica da UFRJResumo A necessidade de modernização do ensino na engenharia, com a adoção de metodologias ativas que promovam engajamento discente e desenvolvimento de competências profissionais, motivou a aplicação do método Jigsaw na disciplina de Gestão de Recursos Hídricos para os cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ em 2024, visando substituir abordagens tradicionais por estratégias pedagógicas focadas no crescimento dos alunos. O trabalho teve como objetivo avaliar a implementação do método no desenvolvimento de competências profissionais e na aprendizagem colaborativa, sendo bem avaliada pelos estudantes, que demonstraram engajamento entre si e no processo de aprendizagem. A experiência permitiu concluir que a metodologia apresenta potencial para o ensino em engenharia, sugerindo-se a inclusão de uma etapa adicional específica para elaboração de propostas práticas, no intuito de estimular o desenvolvimento de habilidades de proposição de soluções para problemas. |
| Código | 6019 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | ANANDA DA SILVA KNOEDT,HELOíSA TEIXEIRA FIRMO,MATHEUS MARTINS SOUSA |
| Palavras-chaves | método JigSaw, metodologias de aprendizagem colaborativa, gestão de recursos hídricos, educação em engenharia |
| Arquivo | 4DMZ.pdf |