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APRENDIZAGEM ATIVA EM CONTROLE AUTOMÁTICO: UM ROTEIRO PRÁTICO COM UM MÓDULO MOTOR-TACOGERADOR DE BAIXO CUSTO


Resumo
Este artigo apresenta um roteiro prático para o uso do módulo didático motor-tacogerador (MTG) de baixo custo no ensino de Controle Automático em disciplinas de Engenharia de Controle e Automação. O módulo, construído com materiais acessíveis e impressão 3D, foi validado experimentalmente e utilizado em atividades que abrangem temas como identificação de sistemas, resposta transitória, erro em regime permanente, sintonia de controladores (P, PI, PID) e índices de desempenho (ISE, IAE, ITSE, ITAE). Os resultados demonstram que o MTG atende aos requisitos essenciais para um bom experimento laboratorial, sendo uma ferramenta eficaz para consolidar conceitos teóricos e facilitar o aprendizado prático. Além disso, o engajamento dos alunos nas atividades propostas e as melhorias sugeridas no módulo evidenciaram o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas, reforçando a importância da aprendizagem ativa na formação de engenheiros mais preparados para os desafios da profissão.
Código 6033
Evento COBENGE25
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Autores KARISTON DIAS ALVES,JOSé DIOGO FORTE DE OLIVEIRA LUNA,RAFAEL PISSINATI DE SOUZA,ARTUR VITóRIO ANDRADE SANTOS
Palavras-chaves Controle Automático,Ensino em Engenharia,Motor-Tacogerador,Sintonia de Controladores,Índices de Desempenho.,Controle automático
Arquivo 4DNR.pdf
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