A TOPOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTABILIDADE: COMO ALIAR O ENSINO E SUA APLICAÇÃO EM CASOS REAISResumo O artigo analisa o papel dos monitores na disciplina de Topografia nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental, focando no apoio ao aprendizado prático e na incorporação da sustentabilidade. Em aulas de campo, os estudantes foram divididos em dois grupos, cada um assistido por um monitor, o que permitiu à docente gerenciar melhor as atividades. Os resultados indicam que essa estratégia melhorou significativamente a aprendizagem: os alunos realizaram levantamentos topográficos de cenários sustentáveis com mais facilidade e entenderam melhor os conceitos. A monitoria mostrou-se valiosa para integrar teoria e prática, fortalecer a formação acadêmica e preparar os futuros engenheiros para os desafios do mercado de trabalho. |
| Código | 6038 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 08. Programas Especiais |
| Subárea | 08. Programas Especiais |
| Autores | JORGE BENTIVI MACHADO,GIOVANNA SOUZA JACOB,EVELYN GABBAY ALVES CARVALHO |
| Palavras-chaves | Monitores, Topografia, Engenharia, Sustentabilidade. |
| Arquivo | 4DNZ.pdf |