A IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS COM A DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVILResumo O artigo aborda o uso de práticas pedagógicas humanizadas e autoavaliação no curso de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco (UPE), com foco na disciplina de Desenho Técnico que busca capacitar os estudantes na representação gráfica. Para isto utiliza como processo de avaliação uma prova teórica e um portfólio gráfico, com critérios técnicos e normativos. O estudo demonstra que a autoavaliação facilita a identificação das dificuldades dos estudantes, promovendo um aprendizado mais crítico e reflexivo. Além disso, permite que os professores revisem suas práticas pedagógicas e ajustem suas estratégias de ensino. O artigo conclui que a integração entre teoria e prática, o uso de portfólios e a introdução gradual de tecnologias têm aprimorado a formação superior em engenharia civil e prevê futuramente, a revisão do horário e cronograma da disciplina, intensificar o uso e tecnologias digitais e aprimorar o acompanhamento dos estudantes e o para otimizar o aprendizado dos discentes. |
| Código | 6065 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | JúLIA OLIVEIRA DOS SANTOS,JOYCE KETLY SOARES DA SILVA,EUDES DE ARIMATéA ROCHA,PAULO FERNANDO SILVA SOUSA |
| Palavras-chaves | desenho técnico,auto avaliação,portfólio |
| Arquivo | 4DQB.pdf |