ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS COM A DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL


Resumo
O artigo aborda o uso de práticas pedagógicas humanizadas e autoavaliação no curso de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco (UPE), com foco na disciplina de Desenho Técnico que busca capacitar os estudantes na representação gráfica. Para isto utiliza como processo de avaliação uma prova teórica e um portfólio gráfico, com critérios técnicos e normativos. O estudo demonstra que a autoavaliação facilita a identificação das dificuldades dos estudantes, promovendo um aprendizado mais crítico e reflexivo. Além disso, permite que os professores revisem suas práticas pedagógicas e ajustem suas estratégias de ensino. O artigo conclui que a integração entre teoria e prática, o uso de portfólios e a introdução gradual de tecnologias têm aprimorado a formação superior em engenharia civil e prevê futuramente, a revisão do horário e cronograma da disciplina, intensificar o uso e tecnologias digitais e aprimorar o acompanhamento dos estudantes e o para otimizar o aprendizado dos discentes.
Código 6065
Evento COBENGE25
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Autores JúLIA OLIVEIRA DOS SANTOS,JOYCE KETLY SOARES DA SILVA,EUDES DE ARIMATéA ROCHA,PAULO FERNANDO SILVA SOUSA
Palavras-chaves desenho técnico,auto avaliação,portfólio
Arquivo 4DQB.pdf
Voltar