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ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL POR MEIO DE TÉCNICAS DE CIÊNCIAS DE DADOS.


Resumo
Este artigo analisa a participação masculina e feminina nos programas de pós-graduação no Brasil de 2017 a 2020, com foco nas áreas de Engenharia, utilizando dados da plataforma SUCUPIRA e técnicas de ciência de dados. A pesquisa realizou recortes por gênero em todos os cursos de pós-graduação, nas diferentes áreas da Engenharia, por região e por gênero dentro das Engenharias. Através da análise estatística, incluindo o teste de qui-quadrado, os resultados mostram que, apesar do aumento da participação feminina nos programas de pós-graduação, as desigualdades de gênero persistem na Engenharia, com a representação feminina permanecendo abaixo de 35% em várias áreas. As disparidades são mais acentuadas nas regiões Norte e Centro-Oeste, e áreas como Engenharia de Produção, Naval, Aeroespacial, Elétrica e Biomédica têm menor apelo para as mulheres. O estudo conclui que políticas públicas e ações afirmativas são necessárias para promover a inclusão e eliminar barreiras estruturais.
Código 6085
Evento COBENGE25
Área 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
Subárea 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
Autores ANA CLáUDIA DE ARAúJO,BRUNA CAMILA FRANCISCO DE CASTRO,NEUSA MARIA FRANCO DE OLIVEIRA,PALOMA MARIA SILVA ROCHA RIZOL
Palavras-chaves Mulheres nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia; Mulheres em Programas de Pós-Graduação em STEM; Mulheres nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia no Brasil e SUCUPIRA.
Arquivo 4DRD.pdf
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