ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE SISTEMAS NÃO-LINEARES POR ESTUDANTES INGRESSANTES EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃOResumo Este estudo investiga a percepção de não linearidades em sistemas por estudantes ingressantes em cursos superiores da área de computação. Foi aplicado um questionário estruturado com dez questões conceituais sobre fenômenos não lineares a 97 estudantes do primeiro ano de Engenharia da Computação e Ciência da Computação. Os resultados indicam que mais de 50% dos estudantes tendem a interpretar os problemas de forma linear, mesmo quando os princípios subjacentes são claramente não lineares, sugerindo dificuldades significativas na transição entre modelos matemáticos simples e complexos. A análise identificou padrões específicos de erro, especialmente em fenômenos de crescimento e decaimento exponencial, como juros compostos e dinâmica populacional. Os achados reforçam a necessidade urgente de abordagens pedagógicas mais inovadoras, como simulações computacionais interativas e estratégias didáticas baseadas na Teoria APOS. |
| Código | 6104 |
| Evento | COBENGE25 |
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| Área | 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso |
| Subárea | 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso |
| Autores | JOSé TARCíSIO FRANCO DE CAMARGO,ESTEFANO VIZCONDE VERASZTO,GILMAR BARRETO |
| Palavras-chaves | Não linearidade,Ensino de Matemática,Aprendizagem em Computação |
| Arquivo | 4DSF.pdf |