ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE SISTEMAS NÃO-LINEARES POR ESTUDANTES INGRESSANTES EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO


Resumo
Este estudo investiga a percepção de não linearidades em sistemas por estudantes ingressantes em cursos superiores da área de computação. Foi aplicado um questionário estruturado com dez questões conceituais sobre fenômenos não lineares a 97 estudantes do primeiro ano de Engenharia da Computação e Ciência da Computação. Os resultados indicam que mais de 50% dos estudantes tendem a interpretar os problemas de forma linear, mesmo quando os princípios subjacentes são claramente não lineares, sugerindo dificuldades significativas na transição entre modelos matemáticos simples e complexos. A análise identificou padrões específicos de erro, especialmente em fenômenos de crescimento e decaimento exponencial, como juros compostos e dinâmica populacional. Os achados reforçam a necessidade urgente de abordagens pedagógicas mais inovadoras, como simulações computacionais interativas e estratégias didáticas baseadas na Teoria APOS.
Código 6104
Evento COBENGE25
Área 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
Subárea 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso
Autores JOSé TARCíSIO FRANCO DE CAMARGO,ESTEFANO VIZCONDE VERASZTO,GILMAR BARRETO
Palavras-chaves Não linearidade,Ensino de Matemática,Aprendizagem em Computação
Arquivo 4DSF.pdf
Voltar