APLICANDO A TEORIA DA CARGA COGNITIVA NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ÁGIL E INTERATIVO PARA ELETRÔNICA ANALÓGICAResumo O presente trabalho apresenta a aplicação da Teoria da Carga Cognitiva na elaboração de materiais didáticos para uma disciplina de Eletrônica, dentro de um programa de monitoria em um curso de Engenharia Elétrica. Foram aplicadas as técnicas de redução da carga cognitiva extrínseca em uma metodologia que levou em conta os feedbacks dos estudantes para uma reformulação e geração de uma segunda versão do material. Foram utilizados recursos abertos com plataformas online em software de simulação e de desenho com licença livre, que permitiram um acesso mais ágil ao material disponibilizado. O resultado final possibilitou a redução da carga cognitiva extrínseca, esforço que não contribui para a absorção dos conceitos da disciplina. |
| Código | 6110 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | IGOR DE OLIVEIRA SANTOS,RAINER ZANGHI |
| Palavras-chaves | Material didático,Teoria da Carga Cognitiva,Amplificadores Operacionais,Material didático, Teoria da Carga Cognitiva, Amplificadores Operacionais,Material didático,Teoria da Carga Cognitiva,Amplificadores Operacionais |
| Arquivo | 4DSQ.pdf |