ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICANDO A TEORIA DA CARGA COGNITIVA NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ÁGIL E INTERATIVO PARA ELETRÔNICA ANALÓGICA


Resumo
O presente trabalho apresenta a aplicação da Teoria da Carga Cognitiva na elaboração de materiais didáticos para uma disciplina de Eletrônica, dentro de um programa de monitoria em um curso de Engenharia Elétrica. Foram aplicadas as técnicas de redução da carga cognitiva extrínseca em uma metodologia que levou em conta os feedbacks dos estudantes para uma reformulação e geração de uma segunda versão do material. Foram utilizados recursos abertos com plataformas online em software de simulação e de desenho com licença livre, que permitiram um acesso mais ágil ao material disponibilizado. O resultado final possibilitou a redução da carga cognitiva extrínseca, esforço que não contribui para a absorção dos conceitos da disciplina.
Código 6110
Evento COBENGE25
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Autores IGOR DE OLIVEIRA SANTOS,RAINER ZANGHI
Palavras-chaves Material didático,Teoria da Carga Cognitiva,Amplificadores Operacionais,Material didático, Teoria da Carga Cognitiva, Amplificadores Operacionais,Material didático,Teoria da Carga Cognitiva,Amplificadores Operacionais
Arquivo 4DSQ.pdf
Voltar