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APRENDIZAGEM ATIVA DE PATOLOGIAS DAS CONSTRUÇÕES COM QR CODES: INTEGRAÇÃO ENTRE DIAGNÓSTICO TÉCNICO E ENSINO INOVADOR


Resumo
O ensino de patologias das construções exige metodologias que integrem teoria e prática, promovendo uma formação mais crítica e aplicada. Este estudo apresenta uma abordagem baseada na aprendizagem ativa, utilizando QR codes como ferramenta didática. A pesquisa foi desenvolvida por meio de inspeção visual, onde foram identificadas manifestações patológicas. Cada ocorrência gerou uma ficha técnica e um resumo digital, vinculados a QR codes instalados nos pontos analisados. Essa estratégia possibilitou o acesso rápido a informações técnicas por dispositivos móveis, transformando a edificação em um ambiente de investigação e aprendizado contextualizado. Os resultados revelam que a metodologia estimula o protagonismo estudantil, facilita o acesso ao conhecimento técnico e fortalece competências profissionais. A proposta, portanto, apresenta-se como uma prática inovadora, replicável e alinhada às demandas contemporâneas de ensino, unindo recursos tecnológicos e experiência prática.
Código 6115
Evento COBENGE25
Área 05. Educação Mediada por Tecnologia
Subárea 05. Educação Mediada por Tecnologia
Autores RODRIGO MERO SARMENTO DA SILVA,IARA VITóRIA CAVALCANTE DE LIMA,ISABELLE VITóRIA OLIVEIRA MELO
Palavras-chaves Patologia das Construções,Aprendizagem Ativa,QR Codes
Arquivo 4DSW.pdf
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