APRENDIZAGEM ATIVA DE PATOLOGIAS DAS CONSTRUÇÕES COM QR CODES: INTEGRAÇÃO ENTRE DIAGNÓSTICO TÉCNICO E ENSINO INOVADORResumo O ensino de patologias das construções exige metodologias que integrem teoria e prática, promovendo uma formação mais crítica e aplicada. Este estudo apresenta uma abordagem baseada na aprendizagem ativa, utilizando QR codes como ferramenta didática. A pesquisa foi desenvolvida por meio de inspeção visual, onde foram identificadas manifestações patológicas. Cada ocorrência gerou uma ficha técnica e um resumo digital, vinculados a QR codes instalados nos pontos analisados. Essa estratégia possibilitou o acesso rápido a informações técnicas por dispositivos móveis, transformando a edificação em um ambiente de investigação e aprendizado contextualizado. Os resultados revelam que a metodologia estimula o protagonismo estudantil, facilita o acesso ao conhecimento técnico e fortalece competências profissionais. A proposta, portanto, apresenta-se como uma prática inovadora, replicável e alinhada às demandas contemporâneas de ensino, unindo recursos tecnológicos e experiência prática. |
| Código | 6115 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Subárea | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Autores | RODRIGO MERO SARMENTO DA SILVA,IARA VITóRIA CAVALCANTE DE LIMA,ISABELLE VITóRIA OLIVEIRA MELO |
| Palavras-chaves | Patologia das Construções,Aprendizagem Ativa,QR Codes |
| Arquivo | 4DSW.pdf |