APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BÁSICOS DO CÁLCULO DIFERENCIALResumo Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que investiga a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos no ensino superior, com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. O estudo foca no uso de organizadores prévios para facilitar a compreensão do conceito de derivada no Cálculo Diferencial e Integral. Desenvolveu-se uma atividade didática com estudantes de uma disciplina introdutória de Cálculo, utilizando o fractal Tapete de Sierpinski como organizador prévio para explorar, de forma visual e intuitiva, o conceito de limite. A pesquisa segue abordagem qualitativa, com observações, entrevistas e análise das produções dos estudantes. Os resultados mostram que, apesar de dificuldades com conteúdos básicos, a atividade promoveu discussões significativas e conexões entre conhecimentos prévios e novos conceitos. Conclui-se que o uso de organizadores prévios é uma estratégia eficaz para apoiar a aprendizagem de conceitos abstratos em matemática. |
| Código | 6116 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos |
| Subárea | 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos |
| Autores | DEMISON ELTON LIMA SILVA,TâNIA BAIER,EDUARDO RAFAEL ZIMDARS |
| Palavras-chaves | cálculo diferencial,conceito de limites,aprendizagem significativa,cálculo diferencial,,conceito de limites,aprendizagem significativa |
| Arquivo | 4DSX.pdf |