APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM ENGENHARIA: O CASO DO PROJETO SUPER CAMINHÃO 3D-RC 2024-2Resumo O artigo relata a implantação da abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos por meio de uma atividade colaborativa envolvendo alunos do primeiro semestre de Engenharia Mecânica. Os alunos foram desafiados a projetar e montar um caminhão em miniatura, quase todo construído com componentes impressos em 3D e controlado remotamente por meio de um telefone celular. O Projeto de Ensino teve como objetivo reafirmar o interesse dos alunos ingressantes, promovendo o aprendizado por meio de atividades práticas e colaborativas. Os alunos formaram equipes e construíram o protótipo do chassi, os sistemas automotivos e de controle eletrônico. Os resultados mostraram que todas as equipes construíram protótipos funcionais com boa aparência estética, como demonstrado no Festival Super Caminhão 2024-2, evento de conclusão do Projeto. Uma pesquisa pós-projeto entre os alunos indicou unanimemente que a participação no Projeto foi bastante positiva e trouxe incentivo para continuarem o curso escolhido. |
| Código | 6124 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos |
| Subárea | 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos |
| Autores | EDUARDO CÉSAR DE MIRANDA LOUREIRO |
| Palavras-chaves | Engenharia Mecânica,Aprendizagem colaborativa,Aprendizagem Baseada em projetos ABP |
| Arquivo | 4DTE.pdf |