APRENDIZAGEM ATIVA EM ALTAS VELOCIDADES: CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO DE UM TÚNEL DE CHOQUE POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA MECÂNICAResumo A propulsão hipersônica aspirada é de fundamental importância para a análise de resultados experimentais obtidos em ensaios realizados em túneis de vento de alta entalpia. Isso vem despertando interesse na comunidade científica devido aos resultados obtidos que interessam não apenas a instituições de pesquisa e universidades, mas também ao setor de defesa e ao setor empresarial produtivo. Nesse sentido, a academia vem adaptando e promovendo a inclusão de componentes curriculares que abordem diretamente o tema ou reservem espaços, modificando o conteúdo programático tradicional. Essa abordagem visa ampliar o conhecimento para acadêmicos, contribuindo para o desenvolvimento e domínio de problemas que envolvem propulsão hipersônica. A tecnologia para esse fim requer pessoal com expertise e um laboratório capaz de dar suporte a trabalhos científicos relevantes. Para tanto, tubos de choque no regime pulsado são construídos para experimentos acadêmicos, como ensaios e validação de modelos nu |
| Código | 6127 |
| Evento | COBENGE25 |
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| Área | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Subárea | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Autores | FABIO RAIA,ROGÉRIO BEGLIOMINI DE ALENCAR,ADRIANO AFONSO MUNIZ BOTELHO,CAIO JUN TAKAHASHI,VINICIUS BARROS BRITO,DANILO MARCOS FRATE CIRINO,GABRIEL D. S. CORREIA,GEORGE LIN,PEDRO P. AZEVEDO,PEDRO HENRIQUE MINARI |
| Palavras-chaves | Shock tube, hypersonic, propulsion, hypersonic speed |
| Arquivo | 4DTH.pdf |