A ENGENHARIA COMO PILAR INOVADOR NO ENSINO ACADÊMICO DA MEDICINAResumo Este artigo discute a importância da engenharia como elemento transformador no ensino acadêmico da medicina, enfatizando a integração interdisciplinar entre essas áreas nas universidades brasileiras. Baseando-se em estudos que destacam a inovação pedagógica, metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais, apresenta-se como a engenharia contribui para o desenvolvimento de ferramentas e processos que ampliam o aprendizado prático e teórico dos estudantes de medicina. Destaca-se também o papel da automação, simulações e avaliações tecnológicas como facilitadores do ensino, promovendo maior engajamento e preparo para os desafios da saúde contemporânea. O artigo reforça que a colaboração entre engenharia e medicina é essencial para formar profissionais capazes de atuar em um ambiente tecnológico e dinâmico. |
| Código | 6132 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Subárea | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Autores | VINICIOS RAFAEL SOARES DOS SANTOS CARLOS,MARIA CLARA BARBOSA DA SILVA,PATRÍCIA ROBERTA DOS SANTOS CARLOS,EDMILSON HENRIQUE FERREIRA BARBOSA |
| Palavras-chaves | Ensino de Medicina,Tecnologias Educacionais,Engenharia e Saúde,Ensino de Medicina,Tecnologias Educacionais,Engenharia e Saúde |
| Arquivo | 4DTR.pdf |