APRENDIZAGEM BASEADA EM DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DE SOFTWAREResumo O objetivo deste estudo é apresentar o uso da metodologia da Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD) no processo ensino-aprendizagem de um curso de Engenharia de Software de uma Instituição de Ensino Superior privada do interior paulista. Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizado no Curso de Engenharia de Software de uma Universidade privada do interior paulista. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista com o coordenador do curso e com o NDE através de grupo focal. Os dados coletados foram agrupados em dois eixos, pontos positivos (incentivo a inovação, criatividade e pensamento crítico) e pontos de atenção (exigência de maior nível de maturidade dos membros da equipe). Evidencia-se que a ABD se apresenta como uma estratégia eficaz no ensino de Engenharia de Software, principalmente por sua capacidade de aproximar o estudante das dinâmicas e exigências do mundo real, bem como promove a integração de conhecimentos técnicos e habilidades socioemocionais. |
| Código | 6185 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | EDILSON CARLOS CARITá,CARLOS ALVES DA SILVA,ALEXANDRE DA SILVA MELLO,LUCIANO ALBUQUERQUE LIMA SARAIVA,RODRIGO DE OLIVEIRA PLOTZE,PABLO RODRIGO SANCHES |
| Palavras-chaves | Aprendizagem Baseada em Desafios,Processo Ensino-aprendizagem,Engenharia de Software |
| Arquivo | 4DXD.pdf |