ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

Aprendizagem Ativa e Ensino Técnico: Um Estudo sobre as Disciplinas Práticas do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFRN


Resumo
Este estudo analisa a aplicação de atividades laboratoriais e metodologias ativas nas disciplinas técnicas do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFRN. A partir de uma abordagem de métodos mistos, com base em planos de ensino, relatórios e observação direta, mapeiam-se práticas existentes, abordagens metodológicas e desafios pedagógicos. Os resultados indicam ampla presença de atividades práticas, embora com variações na estrutura e frequência. Metodologias ativas são usadas de forma irregular, porém com bons resultados em algumas disciplinas. As principais barreiras incluem infraestrutura limitada, restrições de tempo e falta de capacitação docente. Ainda assim, identificam-se boas práticas replicáveis. Recomenda-se ampliar o uso de metodologias ativas, investir na formação de professores e alinhar a avaliação ao processo de aprendizagem, promovendo maior autonomia dos estudantes, aprendizagem significativa e integração entre teoria e prática.
Código 6225
Evento COBENGE25
Área 12. Interação com a Educação Básica
Subárea 12. Interação com a Educação Básica
Autores CARLOS EDUARDO LACERDA LIMA,GABRIEL BATISTA CAMPOS,ERISSON MURILO DA SILVA FONTES,LUCAS GABRIEL DE ARAúJO FLORENTINO,LUíS GUSTAVO MEDEIROS VITOR,MARCUS VINICIUS ARAúJO FERNANDES
Palavras-chaves Active Learning, Secondary-level Electrical Technician Training, Laboratorial Practices.,Aprendizagem ativa,Prática laboratorial,Curso técnico em eletrotécnica de nível médio
Arquivo 4DZC.pdf
Voltar