A REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO HUMANA: INTERFACES CÉREBRO-COMPUTADOR E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO.Resumo O artigo investiga o potencial das Interfaces Cérebro-Computador (ICCs) baseadas em Eletroencefalografia (EEG) para revolucionar a comunicação humana e o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa justifica a necessidade de integrar tecnologias inovadoras para superar barreiras históricas na educação, promover inclusão e personalizar a aprendizagem. Fundamentado na Neuroeducação, que combina neurociência e pedagogia, o estudo analisa como a compreensão dos estados cognitivos dos alunos pode otimizar estratégias educacionais. Estudos de caso demonstram a aplicação das ICCs no monitoramento da atenção e na adaptação de dificuldades em jogos educativos, resultando em melhorias no desempenho e engajamento dos alunos. A proposta metodológica visa vetorizar sinais neurais da EEG, combinando com Geração Aumentada por Recuperação (RAG) e Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), permitindo personalização e feedback em tempo real. |
| Código | 6226 |
| Evento | COBENGE25 |
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| Área | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Subárea | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Autores | JOãO PAULO DE OLIVEIRA MACEDO,PAULO VICTOR DE OLIVEIRA MIGUEL,GILMAR BARRETO |
| Palavras-chaves | inteligência artificial,interfaces cérebro-computador,personalização do ensino |
| Arquivo | 4DZE.pdf |