ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO HUMANA: INTERFACES CÉREBRO-COMPUTADOR E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO.


Resumo
O artigo investiga o potencial das Interfaces Cérebro-Computador (ICCs) baseadas em Eletroencefalografia (EEG) para revolucionar a comunicação humana e o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa justifica a necessidade de integrar tecnologias inovadoras para superar barreiras históricas na educação, promover inclusão e personalizar a aprendizagem. Fundamentado na Neuroeducação, que combina neurociência e pedagogia, o estudo analisa como a compreensão dos estados cognitivos dos alunos pode otimizar estratégias educacionais. Estudos de caso demonstram a aplicação das ICCs no monitoramento da atenção e na adaptação de dificuldades em jogos educativos, resultando em melhorias no desempenho e engajamento dos alunos. A proposta metodológica visa vetorizar sinais neurais da EEG, combinando com Geração Aumentada por Recuperação (RAG) e Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), permitindo personalização e feedback em tempo real.
Código 6226
Evento COBENGE25
Área 05. Educação Mediada por Tecnologia
Subárea 05. Educação Mediada por Tecnologia
Autores JOãO PAULO DE OLIVEIRA MACEDO,PAULO VICTOR DE OLIVEIRA MIGUEL,GILMAR BARRETO
Palavras-chaves inteligência artificial,interfaces cérebro-computador,personalização do ensino
Arquivo 4DZE.pdf
Voltar