ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ANÁLISE HISTÓRICA E GEOMÉTRICA DA OBRA DE SÉRVULO ESMERALDO: UMA ABORDAGEM INTEGRADA


Resumo
Na Universidade Federal do Ceará, as mudanças nos Planos Pedagógicos dos Cursos do Centro de Tecnologia trouxeram a necessidade de certas adequações curriculares e metodológicas em algumas disciplinas de formação básica, especialmente aquelas relacionadas à Expressão Gráfica nos cursos de Engenharia. Este trabalho apresenta o resultado de uma experiência aplicada à disciplina de Fundamentos de Expressão Gráfica e Projetos, integrando a produção artística ao ensino de geometria descritiva, com base na análise histórica e geométrica de obras do artista cearense Sérvulo Esmeraldo. Também são apresentados os resultados de um questionário aplicado aos alunos, após o uso da metodologia em sala de aula. Com isso, espera-se propor uma abordagem de ensino mais lúdica e participativa para a disciplina de Fundamentos de Expressão Gráfica e Projetos, voltada para os cursos de Engenharia da Universidade Federal do Ceará.
Código 6227
Evento COBENGE25
Área 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Subárea 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Autores SOFIA TEIXEIRA MENDES DOS SANTOS,ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE,CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR,LUíS GONZAGA RODRIGUES FILHO,NATáLIA MARIA CORDEIRO BARROSO
Palavras-chaves Fundamentos de projetos, Metodologias de ensino, História da arte
Arquivo 4DZF.pdf
Voltar