APLICAÇÃO DE SOFT SKILLS NA ATIVIDADE MENTORIA: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIROResumo O objetivo do estudo foi descrever como a Mentoria promoveu o desenvolvimento de soft skills, alinhando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para engenharia e às demandas do mercado de trabalho. Apropriado dos princípios da psicologia da educação e da psicologia positiva, os encontros utilizaram metodologias ativas para desenvolver, ao longo de 13 semanas, habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, gestão do tempo, valorização da diversidade e multiculturalidade, adaptação e flexibilidade, ética, consciência e responsabilidade social. A gestão do desenvolvimento acadêmico permitiu a autoreflexão sobre metas acadêmicas e profissionais, incentivando a motivação intrínseca e a resiliência estudantil. Os feedbacks iniciais indicaram que a abordagem formativa, focada na autorregulação e na prática reflexiva, favoreceu o desenvolvimento acadêmico e a formação de um profissional ético, colaborativo e adaptável às demandas da sociedade. |
| Código | 6239 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos |
| Subárea | 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos |
| Autores | CRISTIANE MARIA BARRA DA MATTA,LUANA THEREZA NESI DE MELLO,ANA CRISTINA CALDEIRA |
| Palavras-chaves | Soft skills,Competências socioemocionais,Mentoria |
| Arquivo | 4DZV.pdf |