ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICAÇÃO DE SOFT SKILLS NA ATIVIDADE MENTORIA: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO


Resumo
O objetivo do estudo foi descrever como a Mentoria promoveu o desenvolvimento de soft skills, alinhando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para engenharia e às demandas do mercado de trabalho. Apropriado dos princípios da psicologia da educação e da psicologia positiva, os encontros utilizaram metodologias ativas para desenvolver, ao longo de 13 semanas, habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, gestão do tempo, valorização da diversidade e multiculturalidade, adaptação e flexibilidade, ética, consciência e responsabilidade social. A gestão do desenvolvimento acadêmico permitiu a autoreflexão sobre metas acadêmicas e profissionais, incentivando a motivação intrínseca e a resiliência estudantil. Os feedbacks iniciais indicaram que a abordagem formativa, focada na autorregulação e na prática reflexiva, favoreceu o desenvolvimento acadêmico e a formação de um profissional ético, colaborativo e adaptável às demandas da sociedade.
Código 6239
Evento COBENGE25
Área 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
Subárea 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
Autores CRISTIANE MARIA BARRA DA MATTA,LUANA THEREZA NESI DE MELLO,ANA CRISTINA CALDEIRA
Palavras-chaves Soft skills,Competências socioemocionais,Mentoria
Arquivo 4DZV.pdf
Voltar