A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PROMOTORA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIROResumo A formação em Engenharia no Brasil tem passado por transformações significativas, especialmente após a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais em 2019, que reforçam a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, a extensão universitária se consolida como um instrumento essencial para a formação de engenheiros comprometidos com a realidade social, promovendo a vivência prática do conhecimento acadêmico e o desenvolvimento de competências como autonomia, pensamento crítico e responsabilidade cidadã. Este artigo discute o papel da extensão na formação do engenheiro, analisando experiências e práticas extensionistas que contribuem para uma educação mais integrada, contextualizada e transformadora, conforme os princípios do Plano Nacional de Extensão Universitária (PNEX) e do FORPROEX. A pesquisa busca evidenciar como os projetos de extensão ampliam a atuação universitária e fortalecem a relação entre universidade e sociedade, contribuindo de forma efetiva para a |
| Código | 6261 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 07. Extensão na Educação em Engenharia |
| Subárea | 07. Extensão na Educação em Engenharia |
| Autores | ANA MANOELA DE CASTRO SANTOS |
| Palavras-chaves | Práticas extensionistas,Projetos de extensão,Formação do engenheiro |
| Arquivo | 4E2W.pdf |