A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA NA DÉCADA DE 1980 NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIAResumo O artigo investiga, na modalidade de pesquisa qualitativa e de caráter bibliográfico, as principais discussões e concepções sobre o ensino e a formação em engenharia no Brasil na década de 1980, com base em publicações científicas da Revista Brasileira de Educação em Engenharia (RBEE). A análise temática do material evidencia preocupações com a modernização dos currículos, a adoção de metodologias ativas, a integração de conteúdos humanísticos e sociais e a qualificação docente. Também se destacam reflexões sobre o papel social do engenheiro, a relação entre tecnologia e desenvolvimento e a necessidade de alinhar a formação às demandas regionais e nacionais. Conclui-se que os debates da época permanecem relevantes e já apontavam para uma engenharia mais ética, crítica e comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social. |
| Código | 6280 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
| Subárea | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
| Autores | ERICA APARECIDA KAWAKAMI |
| Palavras-chaves | revista brasileira de educação em engenharia,ensino de engenharia,formação de engenheiros |
| Arquivo | 4E4X.pdf |