ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: MAPEAMENTO DE EXPERIÊNCIAS PUBLICADAS NO COBENGE DE 2021 A 2024Resumo O ensino de engenharia enfrenta o desafio de formar profissionais aptos a resolver problemas reais e propor soluções inovadoras. A abordagem tradicional, centrada no professor, mostra-se limitada frente às exigências atuais da sociedade e da indústria, que demandam competências técnicas aliadas a habilidades pessoais e sociais. Nesse contexto, Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativa (EMAAs) ganham destaque por promoverem autonomia, pensamento crítico e tomada de decisões. Este artigo apresenta uma análise baseada em mapeamento sistemático do Projeto Observatório da Inovação no Ensino da Engenharia, com foco nos anais do COBENGE (2021-2024). Foram identificados 231 artigos, dos quais 149 mencionam `aprendizagem ativa`, mas apenas 59 detalham metodologias, revelando uma lacuna. A maioria das publicações concentra-se no Sudeste e Sul. Os dados apontam valorização das EMAAs, mas evidenciam a necessidade de aprofundamento metodológico e maior disseminação regional. |
| Código | 6281 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | LíLIAN BARROS PEREIRA CAMPOS,CLAUDIA AKEMI IZEKI,WALTER AOIAMA NAGAI,LEONARDO TIAGO EVANGELISTA,ADRIEL DOS SANTOS CUNHA,VITOR GUILHERME CARNEIRO FIGUEIREDO |
| Palavras-chaves | aprendizagem ativa,educação em engenharia,inovação pedagógica |
| Arquivo | 4E4Y.pdf |