APLICAÇÃO PRÁTICA DA FERRAMENTA SMED EM SALA DE AULAResumo A busca constante pelo aumento de produtividade e minimização das perdas são muito praticados pelas empresas. As ferramentas de gerenciamento de sistemas produtivos vão ao encontro a essa abordagem e impactam positivamente no tempo e custo. Neste trabalho, utilizou-se a ferramenta SMED com a tratativa de minimizar os tempos de troca de ferramenta em um processo de pintura didático. A diminuição dos tempos de setup com a aplicação desta metodologia impacta significativamente no processo produtivo e proporciona uma aplicação simples e com grandes ganhos. O intuito de aplicação desta abordagem neste trabalho possui o intuito de mostrar aos estudantes do terceiro ano de Engenharia de Produção uma forma de vivenciar e aplicar conceitos na prática, otimizando processos dentro de sala de aula. Um processo de pintura foi analisado pelos estudantes e uma situação-problema da montagem e desmontagem de um molde de pintura foi escolhida para estudo. A partir das observações e considerações, novas |
| Código | 6290 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | NELSON WILSON PASCHOALINOTO,CAIO JORGE GAMARRA,JOYCE ZAMPIROLLI SCRIVANO,MARCELO MARQUES GOMES,JORGE KAWAMURA,DAVID GARCIA PENOF |
| Palavras-chaves | SMED,TRF,Setup,Sistema Toyota de Produção,setup |
| Arquivo | 4E6F.pdf |