ANÁLISE AUTOMATIZADA DE COMPETÊNCIAS EM DOCUMENTAÇÃO DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL A PARTIR DA TAXONOMIA DE BLOOMResumo Este artigo aborda a análise de competências presentes nos documentos de planejamento educacional de uma instituição de ensino superior (IES), de acordo com a Taxonomia de Bloom. Para tal, foram empregadas, técnicas de mineração de texto, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina, ao passo que foi realizado um estudo de caso na IES, visando testes e validação. A análise dos modelos de inteligência artificial mostraram resultados eficientes, de acordo com métricas. Pesquisa qualitativa com profissionais da IES, apontaram satisfação e abordagem útil. Este artigo contribui diretamente à área educacional, ao propor uma abordagem para rastreio e comparação de competências cognitivas nos documentos de planejamento. |
| Código | 6291 |
| Evento | COBENGE25 |
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| Área | 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso |
| Subárea | 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso |
| Autores | YURI CARLOS ACHNITIZ BATISTA BELINSKI,VINICIUS FERREIRA GOMES,ANDRéIA DAMASIO DE LELES,TALITA DOS REIS LOPES BERBEL,JOSé ROBERTO CARDOSO |
| Palavras-chaves | Taxonomia de Bloom,Mineraçao de Texto,Aprendizagem de Máquina,Mineração de Texto,Aprendizado de Máquina |
| Arquivo | 4E6G.pdf |