ALAVANCANDO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM SOLUÇÕES DE IOT E METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEMResumo Este estudo examina como a integração de soluções em Internet das Coisas com metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Metodologia das Três Fases, pode fortalecer projetos de Iniciação Científica em Engenharia. Por meio de múltiplos estudos de caso conduzidos em diferentes instituições, investigou-se o impacto dessa abordagem no desenvolvimento de competências técnicas e investigativas dos estudantes. Os casos envolveram aplicações em agricultura urbana, sustentabilidade, segurança rural e saúde infantil, demonstrando tanto a viabilidade técnica das soluções quanto o engajamento dos estudantes diante de desafios do mundo real. A análise qualitativa indica que o uso estruturado de metodologias ativas favorece o pensamento crítico, a autonomia e a inovação, contribuindo para a formação de pesquisadores e profissionais mais bem preparados. |
| Código | 6311 |
| Evento | COBENGE25 |
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| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | DIANA CRISTINA GONZáLEZ GONZáLEZ,RAPHAEL MONTALI DA ASSUMPçãO,PAULO CARDIERI,OMAR C. BRANQUINHO,FELIPE PIRES OLIVEIRA SILVA,GABRIEL LIZZI PIROTELLO,PEDRO ARRELARO RIBEIRO,VICTOR DE ANDRADE GOMES,YAGO TIBURTINO DA SILVA |
| Palavras-chaves | Iniciação Científica, Internet das Coisas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Metodologia das Três Fases. |
| Arquivo | 4EAF.pdf |