ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ENGENHARIA DE MATERIAIS: PERCEPÇÕES DOCENTES E O PAPEL DO MOVIMENTA MATERIAIS NA UFSCAR


Resumo
Este estudo analisa a percepção docente sobre a implementação de Metodologias Ativas (MA) na Engenharia de Materiais da UFSCar e o papel do `Movimenta Materiais`. Entrevistas semiestruturadas com 32 professores (71,11% do corpo docente) revelaram que 87,5% conhecem MA, com PBL, TBL e Sala Invertida como as mais citadas. Embora 96,9% utilizem práticas dinâmicas, apenas 78,1% as formalizaram em planos de ensino de 2024/1, evidenciando uma lacuna. Desafios incluem avaliação, carga horária, formação pedagógica insuficiente e resistência discente. O Movimenta Materiais teve impacto significativo, levando 96,9% dos docentes à reflexão e oferecendo capacitação. A disposição de 65,6% em compartilhar experiências indica potencial de disseminação. Conclui-se que, apesar do avanço em MA, maior apoio institucional, exemplos contextualizados e infraestrutura são cruciais para sua consolidação, reforçando o papel catalisador do Movimenta Materiais na transformação do ensino.
Código 6317
Evento COBENGE25
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Autores MARIANA SALGADO LOPES,MARIA ANGELICA DO CARMO ZANOTTO,RAFAEL BARBOSA,ARTHUR DE BRIBEAN GUERRA,RICARDO FELIPE LANCELLOTTI,DANIEL RODRIGO LEIVA
Palavras-chaves educação em engenharia,metodologias ativas,engenharia de materiais
Arquivo 4EAP.pdf
Voltar