A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DA SEGUNDA SÉRIE DE ENGENHARIA SOBRE PROJETOS E ATIVIDADES ESPECIAIS COM ÊNFASE EM ENGENHARIA MECÂNICAResumo Diante da reformulação curricular que vem ocorrendo em diversas universidades ao redor do mundo, o Instituto Mauá de Tecnologia sentiu a necessidade de se adequar aos parâmetros e demandas mundiais, sendo assim a reitoria decidiu implementar metodologias ativas de aprendizagem baseadas no Project Based Learning (PBL), a fim de desenvolver no estudante habilidades transversais antes pouco desenvolvidas no ensino passivo. Assim, foi iniciada uma reforma curricular no final de 2014 onde foram introduzidos Projetos e Atividades Especiais (PAEs), que entraram no Projeto Pedagógico do curso com o propósito de proporcionar ao aluno ferramentas que busquem sua participação ativa ao longo da sua vida acadêmica. Como a reforma é recente e ainda passa por um processo de estruturação, o trabalho aqui proposto tem a finalidade de analisar o desempenho das PAEs a partir da percepção dos alunos e professores da 2ª série de Engenharia Mecânica. Para isso utilizou-se um questionário respondido espontaneamente e de forma aleatória contendo questões abertas e fechadas, contemplando metodologia, método de avaliação e recursos didáticos utilizados. A finalidade da análise é estabelecer diretrizes para fortalecer as PAEs para os próximos anos, visando a qualidade e excelência de ensino dentro dos parâmetros estruturais do PBL, que valorizam a autonomia, participação ativa e a busca do conhecimento pelos estudantes. |
Código | 634 |
Evento | COBENGE17 |
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Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem |
Autores | Octavio Mattasoglio Neto,Nathally Dias Macedo |
Palavras-chaves | PBL, Reforma Curricular, Metodologia Ativa, Engenharia Mecânica. |
Arquivo | COBENGE17_00003_00000634.pdf |