AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ENGENHARIA: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DO CANVASResumo A crescente adoção de tecnologias digitais no ensino superior torna fundamental entender como plataformas como o Canvas influenciam as práticas educativas. Esta pesquisa analisa a usabilidade, acessibilidade e eficácia do Canvas, com base na percepção de professores e alunos, com o objetivo de adaptar o uso da ferramenta às necessidades reais dos usuários. Com uma abordagem quantitativa e descritiva, a pesquisa utilizou questionários estruturados aplicados a professores, enquanto a análise dos dados coletados de alunos ainda está em processo. Os resultados indicam que o Canvas é usado principalmente para organização de conteúdos e comunicação com os alunos. A maioria considera a interface como amigável, mas foram relatadas dificuldades pontuais na navegação e limitações na personalização e integração com ferramentas externas. Foi notada também uma utilização restrita dos recursos mais avançados, indicando a necessidade de maior capacitação para que se possa aproveitar plenamente a plat |
| Código | 6348 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Subárea | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Autores | OCTAVIO MATTASOGLIO NETO,MILA SOARES STEFANI,EVERALDO PEREIRA |
| Palavras-chaves | Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Design Instrucional, Experiência do Usuário, Canvas, Ensino Superior,Ambientes virtuais de aprendizagem,Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Design Instrucional, Experiência do Usuário Canvas, Ensino Superior,Design instrucional,Experiência do usuário |
| Arquivo | 4ECF.pdf |