ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ENGENHARIA: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DO CANVAS


Resumo
A crescente adoção de tecnologias digitais no ensino superior torna fundamental entender como plataformas como o Canvas influenciam as práticas educativas. Esta pesquisa analisa a usabilidade, acessibilidade e eficácia do Canvas, com base na percepção de professores e alunos, com o objetivo de adaptar o uso da ferramenta às necessidades reais dos usuários. Com uma abordagem quantitativa e descritiva, a pesquisa utilizou questionários estruturados aplicados a professores, enquanto a análise dos dados coletados de alunos ainda está em processo. Os resultados indicam que o Canvas é usado principalmente para organização de conteúdos e comunicação com os alunos. A maioria considera a interface como amigável, mas foram relatadas dificuldades pontuais na navegação e limitações na personalização e integração com ferramentas externas. Foi notada também uma utilização restrita dos recursos mais avançados, indicando a necessidade de maior capacitação para que se possa aproveitar plenamente a plat
Código 6348
Evento COBENGE25
Área 05. Educação Mediada por Tecnologia
Subárea 05. Educação Mediada por Tecnologia
Autores OCTAVIO MATTASOGLIO NETO,MILA SOARES STEFANI,EVERALDO PEREIRA
Palavras-chaves Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Design Instrucional, Experiência do Usuário, Canvas, Ensino Superior,Ambientes virtuais de aprendizagem,Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Design Instrucional, Experiência do Usuário Canvas, Ensino Superior,Design instrucional,Experiência do usuário
Arquivo 4ECF.pdf
Voltar