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APRENDIZAGENS INVERTIDA E COOPERATIVA-ATIVA EM ENGENHARIA QUÍMICA: TRÊS ESTUDOS DE CASO


Resumo
Uma abordagem composta por aprendizagem invertida, aprendizagem cooperativa-ativa e atividades hands-on foi aplicada com sucesso a disciplinas de Engenharia Química. Na disciplina de Fenômenos de Transporte I, primeiro os vídeos eram vistos de forma assíncrona. Depois foi realizada uma atividade síncrona, onde foi aplicada a abordagem cooperativa-ativa. A abordagem é finalizada com atividades hands-on, utilizando uma ferramenta de fluidodinâmica computacional, que permite ampla visualização de resultados. Para a disciplina de Análise, a ferramenta computacional usada é composta por módulos do Python. Uma diferença maior na abordagem é encontrada na disciplina de pós-graduação, a Fluidodinâmica Computacional. Devido a um forte conteúdo matemático, a análise tensorial, as atividades hands-on foram listas. Contudo atividades hands-on no computador são realizadas ao final do do curso, utilizando o OpemFOAM. As pesquisas feitas junto ao(a)s aluno(a) indicam que a estratégia foi bem-sucedida
Código 6356
Evento COBENGE25
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Autores ARDSON DOS SANTOS VIANNA JUNIOR
Palavras-chaves aprendizagem invertida,aprendizagem cooperativa-ativa,hands-on
Arquivo 4ECT.pdf
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