APLICAÇÃO DE UMA BANCADA DIDÁTICA DE PÊNDULO INVERTIDO: DESAFIOS NA INTEGRAÇÃO DE SENSORES E PROTOTIPAGEMResumo Este artigo apresenta um estudo de caso, ainda em andamento, sobre o desenvolvimento e a aplicação de uma bancada didática de pêndulo invertido, com foco nos desafios práticos que muitas vezes não são mapeados quando realizada somente a análise teórica. O projeto envolve a modelagem 3D e a prototipagem física do sistema, a integração de sensores utilizando encoders rotativos incrementais e um sensor infravermelho, além da implementação do controle por meio da plataforma Arduino com métodos de PID. O estudo destaca as principais dificuldades enfrentadas durante a fase de prototipagem, como ruídos nos sensores, instabilidade dos sinais e limitações mecânicas, com o objetivo de evidenciar a importância da experimentação prática para a compreensão de sistemas de controle, do comportamento de sensores e das restrições reais em aplicações. |
| Código | 6361 |
| Evento | COBENGE25 |
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| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | GUILHERME MIYATA MEIRELLES,THARICK PONTES FERREIRA,ALESSANDRO DE LIMA,GIOVANNA RABELLO,BRUNO DA SILVA ALMEIDA,ANDERSON KENJI HIRATA,VALDECI DONIZETE GONçALVES,CARLOS EDUARDO OLIVEIRA DA SILVA |
| Palavras-chaves | pêndulo invertido,integração de sensores,controle PID,arduino,desafios de prototipagem |
| Arquivo | 4ED2.pdf |