APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS EM CÁLCULO 2 APLICADO À ENGENHARIA DE SOFTWARE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICAResumo Este artigo apresenta uma experiência didática desenvolvida no ensino de Cálculo 2 para estudantes de Engenharia de Software, com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). A proposta buscou integrar conteúdos matemáticos a contextos reais e computacionais, favorecendo a aprendizagem significativa conforme a teoria de Ausubel. Onze grupos elaboraram projetos interdisciplinares envolvendo integrais múltiplas, equações diferenciais e campos vetoriais aplicados a problemas como tráfego urbano, saúde emocional, sustentabilidade e automação. A análise dos trabalhos revelou maior engajamento, compreensão conceitual e apropriação crítica dos conteúdos. A estratégia demonstrou ser eficaz na superação das dificuldades associadas ao ensino tradicional de cálculo, promovendo articulação entre teoria e prática e estimulando competências investigativas e colaborativas. |
| Código | 6374 |
| Evento | COBENGE25 |
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| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | MELINA SILVA DE LIMA,JOSE VICENTE CARDOSO SANTOS,MARCOS BUENO DE MORAIS |
| Palavras-chaves | Cálculo 2,Engenharia de Software,Projetos,Aprendizagem Significativa,Educação Matemática |
| Arquivo | 4EDN.pdf |