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A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTÁGIO CURRICULAR NA ENGENHARIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA MATRIZ KSA E DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS


Resumo
O artigo analisa a validade formativa da Iniciação Científica (IC) como atividade equivalente ao estágio curricular obrigatório em cursos de Engenharia, conforme a Lei nº 14.913/2024. Com base no projeto SMARTLEARNING – Desenvolvimento de um Sistema para Ensino de Modelagem e Controle Baseados em Eventos, aplica-se a matriz KSA (Knowledge, Skills and Attitudes), as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nº 2/2019) e o modelo de avaliação autêntica. Os dados foram organizados em uma matriz de competências com justificativas por domínio e analisados por meio de uma abordagem de GAPs. Os resultados indicam que a IC desenvolve competências compatíveis com o perfil do engenheiro, com destaque para aspectos técnicos e atitudinais, mas com lacunas em competências transversais. Conclui-se que a IC, quando bem estruturada, supervisionada e alinhada aos objetivos curriculares, configura-se como prática formativa válida e eficaz para fins de estágio.
Código 6376
Evento COBENGE25
Área 08. Programas Especiais
Subárea 08. Programas Especiais
Autores ITALO PINTO RODRIGUES,WELLINGTON PEREIRA DE MATOS,BRUNO LIMA DOS SANTOS,POLYANNA GOMES MARTINS,LARISSA TORRES SANTOS,CAMILLY DA SILVA LAMON SODRE,GUSTAVO VALENTIM DE BARROS,HENZO BARONNI SILVA
Palavras-chaves Estágio Curricular,KSA,Avaliação Autêntica
Arquivo 4EDR.pdf
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