A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTÁGIO CURRICULAR NA ENGENHARIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA MATRIZ KSA E DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAISResumo O artigo analisa a validade formativa da Iniciação Científica (IC) como atividade equivalente ao estágio curricular obrigatório em cursos de Engenharia, conforme a Lei nº 14.913/2024. Com base no projeto SMARTLEARNING – Desenvolvimento de um Sistema para Ensino de Modelagem e Controle Baseados em Eventos, aplica-se a matriz KSA (Knowledge, Skills and Attitudes), as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nº 2/2019) e o modelo de avaliação autêntica. Os dados foram organizados em uma matriz de competências com justificativas por domínio e analisados por meio de uma abordagem de GAPs. Os resultados indicam que a IC desenvolve competências compatíveis com o perfil do engenheiro, com destaque para aspectos técnicos e atitudinais, mas com lacunas em competências transversais. Conclui-se que a IC, quando bem estruturada, supervisionada e alinhada aos objetivos curriculares, configura-se como prática formativa válida e eficaz para fins de estágio. |
| Código | 6376 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 08. Programas Especiais |
| Subárea | 08. Programas Especiais |
| Autores | ITALO PINTO RODRIGUES,WELLINGTON PEREIRA DE MATOS,BRUNO LIMA DOS SANTOS,POLYANNA GOMES MARTINS,LARISSA TORRES SANTOS,CAMILLY DA SILVA LAMON SODRE,GUSTAVO VALENTIM DE BARROS,HENZO BARONNI SILVA |
| Palavras-chaves | Estágio Curricular,KSA,Avaliação Autêntica |
| Arquivo | 4EDR.pdf |