A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO ESTUDANTE-MONITOR NOS CURSOS DE ENGENHARIAResumo Este estudo tem como objetivo analisar a contribuição da monitoria acadêmica para o desenvolvimento dos estudantes monitores em cursos de Engenharia, com foco na experiência vivenciada na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE). A monitoria, além de apoiar a aprendizagem dos alunos assistidos, constitui uma prática formativa que promove o aprofundamento teórico, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e o fortalecimento da autonomia acadêmica do monitor. A pesquisa baseia-se em revisão de literatura, análise documental e relato de experiência. Nesse contexto, destaca-se o papel do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo (NAPSI) na coordenação da monitoria voluntária, bem como a importância do envolvimento docente na formação dos estudantes. A experiência de uma aluna monitora ilustra como a monitoria pode impactar positivamente o desempenho acadêmico e o desenvolvimento pessoal, reforçando o protagonismo estudantil e promovendo uma formação integral. |
| Código | 6387 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 07. Extensão na Educação em Engenharia |
| Subárea | 07. Extensão na Educação em Engenharia |
| Autores | ANNA LUCIA MIRANDA COSTA,SHEILLA NADíRIA RODRIGUES ROCHA,EMILIA RAHNEMAY KOHLMAN RABBANI,MARIA LUIZA CAVALCANTI DE ANDRADE ALBERTINS |
| Palavras-chaves | Monitoria acadêmica,Ensino de engenharia,Protagonismo estudantil,Formação docente,Aprendizagem ativa |
| Arquivo | 4EEB.pdf |