ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO ESTUDANTE-MONITOR NOS CURSOS DE ENGENHARIA


Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a contribuição da monitoria acadêmica para o desenvolvimento dos estudantes monitores em cursos de Engenharia, com foco na experiência vivenciada na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE). A monitoria, além de apoiar a aprendizagem dos alunos assistidos, constitui uma prática formativa que promove o aprofundamento teórico, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e o fortalecimento da autonomia acadêmica do monitor. A pesquisa baseia-se em revisão de literatura, análise documental e relato de experiência. Nesse contexto, destaca-se o papel do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo (NAPSI) na coordenação da monitoria voluntária, bem como a importância do envolvimento docente na formação dos estudantes. A experiência de uma aluna monitora ilustra como a monitoria pode impactar positivamente o desempenho acadêmico e o desenvolvimento pessoal, reforçando o protagonismo estudantil e promovendo uma formação integral.
Código 6387
Evento COBENGE25
Área 07. Extensão na Educação em Engenharia
Subárea 07. Extensão na Educação em Engenharia
Autores ANNA LUCIA MIRANDA COSTA,SHEILLA NADíRIA RODRIGUES ROCHA,EMILIA RAHNEMAY KOHLMAN RABBANI,MARIA LUIZA CAVALCANTI DE ANDRADE ALBERTINS
Palavras-chaves Monitoria acadêmica,Ensino de engenharia,Protagonismo estudantil,Formação docente,Aprendizagem ativa
Arquivo 4EEB.pdf
Voltar