A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAResumo Este estudo investiga o uso da Inteligência Artificial (IA) como instrumento de inovação no ensino de engenharia, analisando seu impacto na formação profissional, engajamento estudantil e práticas educacionais. A pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica, analisou produções acadêmicas recentes. Os resultados mostram que a IA transforma a educação ao automatizar processos, personalizar a aprendizagem e desenvolver competências técnicas, cognitivas e socioemocionais, alinhando-se às demandas da Indústria 4.0 e 5.0. Suas aplicações incluem ambientes virtuais experimentais, tutores inteligentes e avaliação automática. Contudo, há desafios éticos, operacionais (como privacidade e plágio) e institucionais (resistência docente, currículo e formação continuada). Conclui-se que a efetividade da IA depende de metodologias ativas e de uma mudança cultural, visando uma formação responsável e alinhada aos desafios contemporâneos. |
| Código | 6400 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Subárea | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Autores | REJANE CASSIANO VIEIRA MENESES,DANIEL FELIPE MARTINS,ADRIANA MARIA TONINI |
| Palavras-chaves | Inteligência Artificial; Educação em Engenharia; Indústria 4.0; Competências; Metodologias Ativas. |
| Arquivo | 4EET.pdf |