ABORDAGENS PARA PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA ATRAVÉS DA MODELAGEM PARAMÉTRICA TRIDIMENSIONAL.Resumo Este artigo relata a evolução das estratégias de aprendizagem ativa adotadas em disciplina de expressão gráfica nos cursos de engenharia de produção e engenharia mecânica da Universidade Federal de Juiz de Fora, com a utilização de softwares de modelagem paramétrica tridimensional. As práticas metodológicas descritas e adotadas na disciplina já foram publicadas e relatadas em outras oportunidades. Entretanto, neste trabalho são apresentados os desdobramentos e atualizações das experiências realizadas ao longo dos últimos anos, associadas aos resultados preliminares obtidos na pesquisa de pós-doutoramento de um dos autores. É descrita uma abordagem de ensino e aprendizagem a partir da modelagem de equipamentos disponíveis para os estudantes. A partir dos modelos desenvolvidos, foi realizado um levantamento dos principais recursos de modelagem utilizados que contribuem para a identificação de melhores estratégias de ensino e identificação de padrões de raciocínio espacial. |
| Código | 6408 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Subárea | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
| Autores | MARCOS MARTINS BORGES,ANDRé RIBEIRO DE OLIVEIRA |
| Palavras-chaves | aprendizagem ativa,modelagem paramétrica tridimensional,expressão,processo de projeto. |
| Arquivo | 4EFB.pdf |