ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA OCUPAÇÃO DE POSIÇÕES DE MONITORIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS


Resumo
Este artigo investiga a influência do Programa de Educação Tutorial (PET) na escolha e ocupação de posições de monitoria acadêmica nos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi adotada uma abordagem qualitativa utilizando formulário eletrônico destinado aos monitores petianos, cujos resultados revelam uma relação importante entre a vivência no PET e o engajamento em atividades de monitoria. Tem-se indicativos de que estudantes com maior tempo de participação no programa tendem a ocupar mais de uma monitoria. Foram identificadas competências desenvolvidas pelo PET também necessárias para uma atuação eficaz na monitoria, como comunicação, didática e organização acadêmica. O PET também contribui para o sucesso em processos seletivos de monitoria, exercendo um papel formativo complementar importante, fortalecendo a trajetória acadêmica dos estudantes e contribuindo para a qualidade do ensino superior.
Código 6415
Evento COBENGE25
Área 08. Programas Especiais
Subárea 08. Programas Especiais
Autores CLEYDSON VICTOR DE LIMA PUçA,ROSâNGELA CRISTINA DOS SANTOS SILVA,ARISTIDES GUILHERME DA SILVA,AYNOÃ EDITE DOS SANTOS GALDINO
Palavras-chaves Habilidades interpessoais,Apoio acadêmico,Ensino
Arquivo 4EFK.pdf
Voltar