A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA OCUPAÇÃO DE POSIÇÕES DE MONITORIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASResumo Este artigo investiga a influência do Programa de Educação Tutorial (PET) na escolha e ocupação de posições de monitoria acadêmica nos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi adotada uma abordagem qualitativa utilizando formulário eletrônico destinado aos monitores petianos, cujos resultados revelam uma relação importante entre a vivência no PET e o engajamento em atividades de monitoria. Tem-se indicativos de que estudantes com maior tempo de participação no programa tendem a ocupar mais de uma monitoria. Foram identificadas competências desenvolvidas pelo PET também necessárias para uma atuação eficaz na monitoria, como comunicação, didática e organização acadêmica. O PET também contribui para o sucesso em processos seletivos de monitoria, exercendo um papel formativo complementar importante, fortalecendo a trajetória acadêmica dos estudantes e contribuindo para a qualidade do ensino superior. |
| Código | 6415 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 08. Programas Especiais |
| Subárea | 08. Programas Especiais |
| Autores | CLEYDSON VICTOR DE LIMA PUçA,ROSâNGELA CRISTINA DOS SANTOS SILVA,ARISTIDES GUILHERME DA SILVA,AYNOÃ EDITE DOS SANTOS GALDINO |
| Palavras-chaves | Habilidades interpessoais,Apoio acadêmico,Ensino |
| Arquivo | 4EFK.pdf |