AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA A ENGENHARIA CIVIL DA EPUSP: UMA ABORDAGEM BASEADA NAS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAISResumo Este trabalho apresenta ações estratégicas para elaboração de currículos inovadores no ensino superior, utilizando como estudo de caso o curso de Engenharia Civil da EPUSP. A metodologia estrutura-se em quatro etapas: diagnóstico situacional, definições conceituais iniciais, desenvolvimento da proposta curricular e especificação de aspectos de implementação. O diagnóstico revelou problemas estruturais, destacando conhecimento limitado das Diretrizes Curriculares Nacionais entre docentes e uso restrito de metodologias ativas de ensino. A proposta curricular resultante atende às exigências nacionais, incorpora a perspectiva docente e considera o desempenho discente. A solução mantém dez semestres letivos e reorganiza fundamentalmente a distribuição de conteúdos a partir de competências específicas para Engenharia Civil. As ações estratégicas desenvolvidas demonstram potencial de replicabilidade em outras instituições, oferecendo um processo sistematizado para reformas curriculares. |
| Código | 6419 |
| Evento | COBENGE25 |
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| Área | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
| Subárea | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
| Autores | CAROLINA MENDES ESPOSITO,ANTONIO CARLOS SEABRA,FERNANDO AKIRA KUROKAWA |
| Palavras-chaves | Ações Estratégicas,Diretrizes Curriculares Nacionais,Engenharia Civil |
| Arquivo | 4EFR.pdf |