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AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA A ENGENHARIA CIVIL DA EPUSP: UMA ABORDAGEM BASEADA NAS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS


Resumo
Este trabalho apresenta ações estratégicas para elaboração de currículos inovadores no ensino superior, utilizando como estudo de caso o curso de Engenharia Civil da EPUSP. A metodologia estrutura-se em quatro etapas: diagnóstico situacional, definições conceituais iniciais, desenvolvimento da proposta curricular e especificação de aspectos de implementação. O diagnóstico revelou problemas estruturais, destacando conhecimento limitado das Diretrizes Curriculares Nacionais entre docentes e uso restrito de metodologias ativas de ensino. A proposta curricular resultante atende às exigências nacionais, incorpora a perspectiva docente e considera o desempenho discente. A solução mantém dez semestres letivos e reorganiza fundamentalmente a distribuição de conteúdos a partir de competências específicas para Engenharia Civil. As ações estratégicas desenvolvidas demonstram potencial de replicabilidade em outras instituições, oferecendo um processo sistematizado para reformas curriculares.
Código 6419
Evento COBENGE25
Área 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Subárea 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Autores CAROLINA MENDES ESPOSITO,ANTONIO CARLOS SEABRA,FERNANDO AKIRA KUROKAWA
Palavras-chaves Ações Estratégicas,Diretrizes Curriculares Nacionais,Engenharia Civil
Arquivo 4EFR.pdf
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