A MULTISCIPLINARIDADE COMO PILAR NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA: EXPERIÊNCIAS DO PET (NOME OMITIDO) NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAISResumo A educação em engenharia no Brasil enfrenta desafios relacionados à qualificação profissional e integração interdisciplinar. Este artigo apresenta a experiência do PET (nome omitido), que promove a multidisciplinaridade e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão. Composto por estudantes de cursos de engenharia e tecnologia, o grupo realiza minicursos, eventos e projetos colaborativos, fortalecendo autonomia, comunicação e liderança. A avaliação qualitativa e quantitativa evidenciou impactos positivos na formação acadêmica e socioemocional dos participantes. O estudo destaca a importância da articulação entre diferentes áreas do conhecimento e do compromisso com a inovação na formação na área de engenharia e tecnologia, contribuindo para a qualificação de profissionais aptos a atuar em ambientes interdisciplinares e atender aos desafios contemporâneos do setor. |
| Código | 6423 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 08. Programas Especiais |
| Subárea | 08. Programas Especiais |
| Autores | MAGNA BOCAGE IRINEU,ELEN MONTEIRO VENERANDA DE SOUSA,RANYA DURAN GRECO,GABRIEL LUCAS SILVA RODRIGUES,DIEGO CARVALHO SILVA,PATRíCIA FREITAS CAMPOS DE VASCONCELOS,EDVAN CORDEIRO DE MIRANDA |
| Palavras-chaves | Multidiciplinaridade,Programa de Educação Tutorial (PET),Qualificação Profissional |
| Arquivo | 4EFW.pdf |