ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A MULTISCIPLINARIDADE COMO PILAR NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA: EXPERIÊNCIAS DO PET (NOME OMITIDO) NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS


Resumo
A educação em engenharia no Brasil enfrenta desafios relacionados à qualificação profissional e integração interdisciplinar. Este artigo apresenta a experiência do PET (nome omitido), que promove a multidisciplinaridade e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão. Composto por estudantes de cursos de engenharia e tecnologia, o grupo realiza minicursos, eventos e projetos colaborativos, fortalecendo autonomia, comunicação e liderança. A avaliação qualitativa e quantitativa evidenciou impactos positivos na formação acadêmica e socioemocional dos participantes. O estudo destaca a importância da articulação entre diferentes áreas do conhecimento e do compromisso com a inovação na formação na área de engenharia e tecnologia, contribuindo para a qualificação de profissionais aptos a atuar em ambientes interdisciplinares e atender aos desafios contemporâneos do setor.
Código 6423
Evento COBENGE25
Área 08. Programas Especiais
Subárea 08. Programas Especiais
Autores MAGNA BOCAGE IRINEU,ELEN MONTEIRO VENERANDA DE SOUSA,RANYA DURAN GRECO,GABRIEL LUCAS SILVA RODRIGUES,DIEGO CARVALHO SILVA,PATRíCIA FREITAS CAMPOS DE VASCONCELOS,EDVAN CORDEIRO DE MIRANDA
Palavras-chaves Multidiciplinaridade,Programa de Educação Tutorial (PET),Qualificação Profissional
Arquivo 4EFW.pdf
Voltar