Aprendizagem Baseada em Problemas Reais: Desenvolvimento de Saneantes como Ponte entre Cinética Química e Responsabilidade Social na Engenharia QuímicaResumo Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica que integra teoria e prática no ensino de Cinética Química através do desenvolvimento de saneantes por estudantes do curso de Engenharia Química. A metodologia baseada em Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) desafiou alunos do 5º período a formularem produtos de limpeza eficazes para remoção de manchas, aplicando conceitos cinéticos fundamentais como ordem de reação, energia de ativação e efeitos de temperatura, pH e concentração de reagentes. O projeto resultou na produção de um e-book, fortalecendo a dimensão extensionista da formação. Os resultados demonstraram não apenas a assimilação dos conceitos teóricos, mas também o desenvolvimento de competências técnicas, comunicativas e socioambientais essenciais ao perfil profissional do engenheiro químico. |
| Código | 6430 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | BETâNIA HOSS LUNELLI,THAISA APARECIDA MAIA,MARCELO JOSé DELLA MURA JANNINI |
| Palavras-chaves | Engenharia das reações químicas,Aprendizagem Baseada em Problemas,metodologias ativas |
| Arquivo | 4EGA.pdf |