APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO SUPERIOR PELO PROGRAMA FOCCO: UMA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS E DESAFIOS NO CURSO DE AGRONOMIAResumo As metodologias de ensino-aprendizagem vem se desenvolvendo, sempre buscando dinamismo no ensino, dentre as novas maneiras de se enxergar a educação, surge a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC), cujo o objetivo tem se a interação direta entre educador e aluno, promovendo uma nova maneira de se aprender. Nesse contexto, o Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO) junto a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), busca o emprego dessa metodologia no ensino ativo na graduação universitária. Este artigo busca, analisar os benefícios e os desafios encontrados no emprego da AC no grupo de estudos, realizado graças ao programa nos anos de 2023 e 2024 no campus de Tangará da Serra, nele participaram os acadêmicos do curso de bacharelado em Agronomia na disciplina de Cálculo Aplicado, ofertada no primeiro semestre. Por fim, foi notório o impacto positivo da AC na aprendizagem dos acadêmicos, porém o programa ainda enfrenta desafios, esses apontados na análise do grupo. |
| Código | 6434 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | EVERTON WELTER CORREIA,MARCUS VINíCIUS ARAúJO DAMASCENO,MARINEZ CARGNIN-STIELER |
| Palavras-chaves | Aprendizagem Cooperativa,Metologia Ativa,Ensino Superior |
| Arquivo | 4EGJ.pdf |