APRENDENDO COM LEVEZA: REFORÇO ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELAXANTE, INTERATIVO E ASSISTIDO POR CÃESResumo O ensino de matemática no Brasil sofre com a ansiedade e dificuldades de aprendizado dos alunos, o que leva a baixo desempenho e evasão escolar. Para combater isso, o projeto do CEFET-MG, Campus Curvelo, propõe um programa de tutoria inovador que combina metodologias ativas, técnicas de relaxamento e intervenções assistidas por cães (IAC). O objetivo é criar um ambiente mais dinâmico e acolhedor, melhorando tanto o desempenho em matemática quanto o bem-estar emocional dos estudantes durante as sessões de monitoria. As atividades incluem diagnosticar dificuldades, sessões de tutoria com jogos e atividades interativas, momentos de relaxamento e a presença de cães para facilitar o aprendizado. Além disso, desafios em grupo também são incentivados para promover colaboração. Dessa forma, a iniciativa busca reduzir a ansiedade matemática, aumentar o interesse, fortalecer habilidades socioemocionais e, por fim, elevar o desempenho acadêmico. |
| Código | 6449 |
| Evento | COBENGE25 |
|---|---|
| Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Subárea | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
| Autores | MARIANA ÁVILA AZEVEDO,MARIA EDUARDA PACHECO CAMPOS,JúLIA CORDEIRO VIEIRA,KARLA DE SOUZA TORRES,INTERATIVO,ASSISTIDO POR CÃES |
| Palavras-chaves | Matemática,cães,tutoria,bem-estar |
| Arquivo | 4EHA.pdf |