ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDENDO COM LEVEZA: REFORÇO ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELAXANTE, INTERATIVO E ASSISTIDO POR CÃES


Resumo
O ensino de matemática no Brasil sofre com a ansiedade e dificuldades de aprendizado dos alunos, o que leva a baixo desempenho e evasão escolar. Para combater isso, o projeto do CEFET-MG, Campus Curvelo, propõe um programa de tutoria inovador que combina metodologias ativas, técnicas de relaxamento e intervenções assistidas por cães (IAC). O objetivo é criar um ambiente mais dinâmico e acolhedor, melhorando tanto o desempenho em matemática quanto o bem-estar emocional dos estudantes durante as sessões de monitoria. As atividades incluem diagnosticar dificuldades, sessões de tutoria com jogos e atividades interativas, momentos de relaxamento e a presença de cães para facilitar o aprendizado. Além disso, desafios em grupo também são incentivados para promover colaboração. Dessa forma, a iniciativa busca reduzir a ansiedade matemática, aumentar o interesse, fortalecer habilidades socioemocionais e, por fim, elevar o desempenho acadêmico.
Código 6449
Evento COBENGE25
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Autores MARIANA ÁVILA AZEVEDO,MARIA EDUARDA PACHECO CAMPOS,JúLIA CORDEIRO VIEIRA,KARLA DE SOUZA TORRES,INTERATIVO,ASSISTIDO POR CÃES
Palavras-chaves Matemática,cães,tutoria,bem-estar
Arquivo 4EHA.pdf
Voltar